O que é APQP

APQP –  Advanced Product Quality Planning (planejamento avançado da qualidade do  produto) – Trata-se de um método estruturado e estabelecido para  garantir o  atendimento do nível da qualidade nos prazos estipulados pelo cliente e é  definido pelo manual APQP da AIAG     (Automotive  Industry Action Group).

O APQP visa ter uma efetiva  interface entre todos os setores envolvidos no planejamento e desenvolvimento do  produto gerando sinergia entre todos os componentes dos grupos multi-funcionais  que venham ser formados nesse processo. Os grupos se estruturam com o objetivo  da realização de todas as etapas do processo do APQP nos prazos previstos em  cronograma, buscando uma redução ou até mesmo a eliminação de possíveis modos de  falha com a qualidade e também a minimização dos riscos de baixa qualidade no  lançamento do produto.

O APQP também é essencial para o direcionamento dos  recursos através da satisfação do cliente, identificando antecipadamente as  mudanças dos requisitos, evitando mudanças no desenvolvimento do produto e após  seu lançamento e alcançando a qualidade do produto num menor prazo a um custo  mínimo.

Esse trabalho descreve mais detalhadamente o processo do APQP que é a  metodologia mestra de todo o sistema QS 9000, pois é esse processo que gerencia  todo o desenvolvimento do fornecimento desde o fechamento do contrato até a  aprovação das peças de produção.

Em resumo, o APQP:

1) Têm como  foco:   Planejamento da  qualidade;  Determinar se os  consumidores estão satisfeitos, avaliando a melhoria  contínua.

2) Consiste de  cinco fases:  Planejamento e  Programa de Definição;  Projeto de Produto  e Verificação de Desenvolvimento;  Projeto de  Processo e Verificação de Desenvolvimento;  Validação de  Processo e Produto;  Lançamento,  Feedback, Ações Corretivas e de Avaliação.

3) Consiste em  cinco atividades principais;  Planejamento;   Projeto de Produto  e Desenvolvimento;  Projeto de  Processo e Desenvolvimento;  Validação de  Processo e Produto;  Produção.

4) Contêm sete  elementos principais:  Compreensão da  necessidade do consumidor;  Feedback corretivo  e ações corretivos;  Projetar dentro  das capacidades do processo.  Análise e  tratamento de falhas;  Verificação e  Validação;  Revisão de  Projeto;  Controles  especiais/características críticas.