Produção de veículos tem o melhor janeiro desde 2014

Tags:
Fábricas brasileiras montaram 216,8 mil unidades, com crescimento de 1,5% sobre dezembro

A recuperação da produção de veículos seguiu consistente em janeiro, apontam os dados divulgados pela Anfavea, associação que representa as montadoras instaladas no Brasil. Segundo a entidade, foram fabricadas 216,8 mil unidades no mês passado, volume 1,5% superior ao de dezembro e o maior patamar para o mês desde 2014. “O crescimento na comparação mensal é pequeno, mas ainda assim é um número bom”, aponta Antonio Megale, presidente da entidade. Sobre janeiro do ano passado a evolução foi ainda maior, de 24,6%.

Os avanços mais expressivos aconteceram na produção de veículos pesados. O ritmo das fábricas de caminhões encolheu 5,3% na comparação com dezembro, mas acelerou 57,2% sobre o mesmo mês de 2017, somando 7 mil unidades. Já no segmento de ônibus a alta foi de 37,5% na comparação mensal e de 70,1% na anual, para 1,8 mil chassis.

O aumento da produção de veículos atendeu à demanda do mercado interno e das exportações, que seguem aquecidas e tiveram janeiro recorde. Ainda assim, os estoques subiram e chegaram a 38 dias, com 228,7 mil unidades armazenadas nos pátios das fábricas e concessionárias. “O patamar ideal é de 30 dias. As empresas fizeram recomposição dos estoques, que deve ser regularizado nos próximos meses”, Estima Megale.

Fonte: Giovanna Riato, AB

Aproveite essa oportunidade de crescimento para investir em uma solução para gestão da qualidade automotiva, com ganhos reais em desempenho, performance e gestão de seus produtos, saiba mais clicando aqui!

apqpcom