Semestre ótimo para Autopeças

Em uma macrovisão, os fabricantes de autopeças registraram um aumento de 16,3% em seu faturamento, comparando ao primeiro semestre do ano passado.

Um crescimento na produção de veículos também foi registrado e pode se dizer que ocorreu devido ao aumento nas exportações, favorecendo os fornecedores da indústria local.

As industrias de autopeças registraram uma estabilização na utilização de sua capacidade instalada de 66% em maio e junho, o melhor índice em dois anos, isso se deu graças ao aumento de 33% nas vendas obtidas das montadoras em relação ao mesmo período do ano passado.

Os números foram divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

semestre ótimo para autopeças

As exportações registraram um déficit de 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado quando calculado em reais, porém um crescimento de 5,1% quando aferido em dólares.  E ainda, desde de setembro do ano passado, o faturamento das exportações se encontram à frente do seguimento de reposição, em relação ao setor de autopeças.

Já o mercado de reposição, registrou uma pequena baixa de 2,2% em suas vendas, que podemos atribuir ao crescimento abundante obtido no ano de 2016.

Em suma, podemos considerar que até então o ano de 2017 tem sido um ano de crescimento, para toda a cadeia automotiva, considerando que estamos nos recuperando do que foi uma drástica crise.

apqpcom